segunda-feira, 15 de julho de 2013

VI Conferência Municipal de Assistência Social em Trombudo Central/SC

No dia 13.07.2013 foi realizada em Trombudo Central/SC a VI Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência teve início às 8h na ADR Ingredion onde os participantes foram devidamente credenciados. Reuniram-se representantes de entidades governamentais, não governamentais e sociedade civil.
O objetivo do evento foi discutir, avaliar, analisar, propor e deliberar as diretrizes para Gestão e Financiamento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Iniciaram-se as atividades com a leitura do Regimento Interno, posteriormente, a Dra. Dalila Maria Pedrini, apresentou dados estatísticos do município sobre a gestão e financiamento da Assistência Social, contextualizando números concretos referente ao ano de 2012. Durante a tarde, iniciaram-se as atividades com apresentação cultural de Maicon de Oliveira, aluno da Escola Missão do Amor. Em seguida, trabalhou-se nas oficinas subdividindo os participantes em grupo. No grupo, discutiu-se 5 eixos, sendo que cada grupo trabalhou com uma temática sobre a Política de Assistência Social para que no final pudessem juntar as propostas para os próximos 4 anos.
Os eixos discutidos foram: o cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos e Gestão dos benefícios no SUAS. No final as propostas foram à plenária para votação. Elegeu-se também 2 delegados e 2 suplentes para Conferência Estadual, sendo dividido entre representantes governamentais e não governamentais. A população teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os serviços e recursos que o município dispõe e compreender a importância de contribuir no processo de planejamento das ações para os próximos ano.