segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AÇÃO COMUNITÁRIA - TRABALHO INFANTIL

No dia 15/10/14 o CRAS, proporcionou mais uma “Ação Comunitária” no município de Trombudo Central, com a palestra sobre “Trabalho Infantil” tendo como objetivo, esclarecer, informar e conscientizar as famílias sobre o tema.
Trabalho Infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho. A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1973, no artigo 2º, fixa como idade mínima recomendada para o trabalho em geral a idade de 16 anos.
Santa Catarina tem um dos maiores índices de crianças que trabalham no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número pode ser explicado pela quantidade de crianças e adolescentes que trabalham no campo, ajudando os pais. Para as famílias, a questão é cultural. Porém, especialistas tratam o assunto como exploração.
No ranking do IBGE, o estado passou do 14º para o 4º lugar em 2012, quando o assunto é trabalho infantil. Os índices mostram ainda que Santa Catarina tem 32 das 100 cidades brasileiras que mais registram trabalho infantil.


A Palestra foi ministrada pelas Técnicas da Secretaria Estadual de Assistência Social responsável pelo do Programa de Erradicaçao do Trabalho Infantil – PETI. Estiveram presentes 63 pessoas da comunidade, famílias atendidas pelo CRAS e rede de atendimento.